Um líder pode ser caracterizado como um profissional admirado pelas outras pessoas e que permite servir de exemplo para os seus colaboradores ou pessoas que estão a sua volta. Esse profissional é visto como uma referência e é capaz de influir diretamente nas outras pessoas por meio de atitudes. Vale destacar que o líder não é simplesmente o chefe de um setor, ele pode ser um funcionário que adota a função de líder diante de outros funcionários da equipe.

O líder é o profissional que adota uma postura admirável e que permite servir de apoio a todos as outras pessoas ou funcionários. Muitas pessoas passam a relacionar o líder como o chefe de uma corporação, mas o que ocorre é que esse profissional pode ser qualquer funcionário, mas com uma mudança de atitude notável. O líder tem uma postura que não dispõem da sua autoridade hierárquica e por isso pode dirigir equipes estimulando cada um dos funcionários.

Com o tempo a criatura líder mudou suas características e hoje é visto como uma espécie de coach. Ou seja, uma pessoa inspiradora, assertiva, confiante e flexível que além de todas essas características ainda possui uma postura admirável que o permite se tornar um empreendedor de sucesso na área onde atua. É cabível que esse profissional tenha um papel importante nos dias atuais, principalmente para empresas que desejam obter bons resultados.

O mercado de trabalho está em constante mudança e por isso é normal encontrar chefes, com uma postura que não condiz com a realidade atual e que não possuem uma boa relação com os seus funcionários, que são trocados por novos profissionais que possuem uma postura digna de um líder diante de toda a sua equipe. E muito mais do que isso, esses profissionais adotaram a “nova” técnica do mundo dos negócios e tornaram-se verdadeiros líderes coach.

A mudança de postura do “Chefe”

É difícil imaginar que em plena era moderna existem profissionais que nunca tiveram uma boa relação ou contato com seus chefes. É mais difícil ainda cogitar a possibilidade desses chefes nunca terem parado para conversar com seus funcionários ou para realizar qualquer ação que pudesse motivá-los de maneira natural e não sob pressão ou exigência por resultados. Essa é uma realidade que tem mudado nos últimos anos e que exige uma postura mais acessível.

Acessível poderia ser a palavra que descreve o chefe – ou no caso o líder – nos dias atuais, pois este tipo de atitude compartilhada logo acima não é mais tolerável no mercado atual e por isso muitos profissionais acabam caindo diante de seus cargos por conta da falta de atualização ou inovação, na forma como lidam e interagem com sua equipe. A acessibilidade permite que o mercado mude consideravelmente e que a empresa adote ações em prol do seu crescimento.

Não vamos dizer que a postura meio carrasca de alguns chefes não permite o seu crescimento, porque algumas empresas podem comprovar que essa fórmula funciona. O que ocorre é que para os gestores de um setor que precisa obter resultados constantes, não é válido manter uma barreira entre ele e seus funcionários, pois ele precisa estimular e manter uma boa relação com a equipe que diariamente realiza as suas funções com o intuito de promover o bem da empresa.

Ou seja, o chefe mudou a sua postura no mercado atual. Ele vestiu a camisa da empresa e se aproximou dos seus funcionários. Esse chefe não utiliza do seu cargo hierárquico para manter o funcionário longe dele. Pelo contrário, ele utiliza a sua autonomia para estimular que se empenhem e serve de exemplo diante da sua equipe. O chefe antigo se modernizou e tornou-se uma inspiração para a sua equipe que o vê como uma pessoa flexível, ousada, criativa e acima de tudo:  um líder.

O novo líder é o “Líder Coach”

Pode ser complexo entender a filosofia do coaching e como tudo isso pode funcionar, mas ela já é vista constantemente no dia a dia das organizações. Esse termo se refere a uma nova forma de se trabalhar nas empresas, permitindo que as equipes trabalham como alta performance e que atuem com o objetivo de atingir os resultados que são esperados e que também passem a se adaptar ao mercado atual, o qual exige maior dinamismo para com os funcionários e o cliente.

Para o coaching o bom líder é o profissional que adota uma nova atitude no ramo empresarial criando ações ou medidas que viabilizam os resultados da empresa. Esse líder passa a oferecer diferentes ferramentas que acabam destacando os seus funcionários e dá oportunidade de ter novos talentos em seu time de colaboradores. De certo modo, o líder atual sabe valorizar a sua equipe e por isso promove as habilidades de cada funcionário com o objetivo de qualificá-los.

Essa qualificação passa a ter resultados diretos na empresa, pois por meio de todo o incentivo e investimento feito no funcionário, ele torna-se apto para realizar funções com maior dedicação e qualidade. O líder coach – como muitos gostam de caracterizar o líder atual – é aquele que sabe valorizar a sua equipe e antes de cobrar qualquer resultado identifica formas de melhorar o conhecimento dos funcionários para que desenvolvam novas iniciativas que sejam relevantes.

O líder coach é aquele que mobiliza toda a sua equipe por meio do estimulo e sem persuadi-los com a ideia de obrigação. A ideia é que ele mobilize os profissionais com aprendizado diários e que passe a instigar cada colaborador, identificando suas habilidades e até mesmo talentos. No caso, o líder coach é descrito como o profissional justo pelo fato de oferecer a qualificação antes de cobrar os resultados. Ele sabe o valor do profissional e por isso investe em cada um.

Há algumas características interessantes que podem esclarecer a ideia de líder coach. De certo modo esse profissional possui um cargo elevado e constantemente passa a estimular todos os seus colabores. A sua postura vai além de um líder, ele passa a ser um empreendedor, um exemplo para a equipe e passa a inspirar todos a sua volta. Esse líder coach é um profissional com características fortes e passa a ser um profissional confiante, assertivo e que realiza relacionamentos interessantes com todos a sua volta.

A postura do líder coach permite se responsabilizar por grandes feitos, onde ele identifica a necessidade de investir em novas qualificações de seus funcionários, porque admite o valor que cada um possui na empresa. Ele sabe lidar com todos os problemas que possam surgir referentes a cobrança de resultados e permite criar estratégias relevantes até mesmo quando encontra-se sobre pressão ou com estresse elevado. Enfim, o líder coach é a nova tendência do mercado.

Investir em um Líder Coach

Investir em um profissional com a postura admirável de um Líder Coach permite à empresa obter resultados interessantes para o seu crescimento. Esse profissional sabe criar metas que sejam relevantes para empresa e traça estratégias de sucesso, além de obter os resultados que são esperados por toda a equipe. Ele ainda passa a promover um desenvolvimento coletivo e individual de sua equipe de colaboradores, pois acredita no potencial de cada profissional.

Poder contar com profissionais que tenham uma boa visão do mercado, que sabem se arriscar por estratégias que enxergam como relevantes, pode atribuir resultados interessantes para a sua empresa. Ter um Líder Coach comandando uma equipe permite ter resultados relevantes, pois ele sabe exatamente o que fazer para estimular a sua equipe e contar com profissionais que sejam considerados de alta performance, além de manter o foco diante de qualquer problema que possa surgir.

É interessante investir no Líder Coach pois ele pode proporcionar uma melhoria contínua em sua empresa como um todo e ainda é adepto da filosofia de feedbacks, falando diretamente com os seus funcionários quando ocorre problemas ou quando é necessário exigir uma postura diferente ao longo do expediente. Apostar neste profissional pode ajuda a empresa a mudar a sua imagem diante do mercado e até mesmo aumentar a sua popularidade diante dos clientes.

Ficou interessado no Líder Coach e tudo que ele representa em uma empresa?

Entre em contato com  o Instituto Mesquita Coaching e garanta sua participação Curso Líder Coach.

Rui Mesquita