Ao observarmos a rotina das grandes personalidades de sucesso, sejam atletas, empresários, artistas, etc., podemos notar que em todos eles há um ponto em comum: a disciplina.

Por isso podemos concluir que aqueles que se destacam, realizam objetivos e conquistam sonhos são aqueles que tem organização pessoal.

E a disciplina não é uma habilidade inata, que uns nascem e outros não, ela pode sim, e deve ser aprendida.

Ser disciplinado é um dos pré-requisitos mais importantes para quem almeja construir a vida que se deseja. Pois é ela quem te capacita para superar fraquezas e ir em busca do que realmente se quer, mesmo quando as situações não são as mais favoráveis, e o seu próprio eu interior por insegurança tenta sabotar todo o processo.

E se você se interessou pelo assunto e quer saber mais, confira o post até o final e entenda como desenvolver disciplina, e alcançar os resultados que sempre sonhou:

O que é disciplina?

Disciplina é a habilidade de fazer escolhas conscientes e forçar a si mesmo a tomar atitudes sob qualquer circunstância, independentemente das condições externas ou de seu estado de espírito. Pois sem ela, os planos não se concretizam e tudo não se passa de boas intenções.

Inclusive a autodisciplina pode ajudar o indivíduo a evitar a desordem, a procrastinação em desempenhar qualquer atividade, e até mesmo eliminar vícios de sua vida.

Estabeleça um plano

Para te ajudar a desenvolver disciplina é preciso estabelecer estratégias para cumprir prazos, metas, etc. É necessário ter um plano claro de execução.

Porém caso ainda não tenha estabelecido um plano de ação. Reserve um tempo a você e reflita se você está feliz com a sua vida atual, e quais são os sonhos que você gostaria de realizar. E então planeje-se, mantenha a disciplina de suas ações para mudar a situação atual e tornar tudo que deseja em realidade.

Mas preste atenção para não estabelecer metas demasiadamente complexas, pois isso pode atrapalhar na concretização das mesmas, pois além de gerar frustração, estresse, ansiedade, pode também te desmotivar.

Então para evitar que isso ocorra segmente os planos mais complexos, e defina prazos que realmente possa cumprir, dessa forma você tornará todo o processo mais fácil.

Tenha força de vontade

A força de vontade é um estímulo poderoso, e que se a souber trabalhar, e direcioná-la de maneira inteligente, ela te impulsiona, te faz querer sair da inércia e começar a agir em prol do que se deseja conquistar.

Muitas vezes queremos desistir de algum projeto já em andamento pelas adversidades encontradas pelo caminho, ou até mesmo por achar que todo aquele trabalho e esforço não está realmente funcionando, e não se está obtendo nenhum resultado positivo.

Por isso é importante ter a constância de avaliar se as ações estão realmente sendo eficazes. Se não estão, faça novos planos, e tenha sempre a disciplina de continuar em frente, independente das dificuldades que surgirem pelo caminho, afinal essa é a única forma de se conquistar tudo aquilo que sempre sonhou.

Visualize as recompensas

Somos impulsionados a executar determinada tarefa quando nos concentramos sobre o ganho que teremos ao final da realização desta.

Ceder as distrações ou tentações que apenas nos desvencilha do caminho, te proporciona um prazer momentâneo. No entanto para se alcançar a real felicidade é exigido que se abra mão dessa gratificação imediata.

E para te motivar a colher os frutos futuros, visualize a felicidade e a recompensa que terá ao finalizar determinado plano estipulado.

Aceite os erros

Errar faz parte do processo de crescimento, e se encarados da maneira certa, eles podem te oferecer um grande aprendizado.

Inclusive a forma como o indivíduo se recupera desses erros é o mais importante. E o grande segredo é sempre seguir em frente, e não usar os erros como desculpa de que aquilo não era para você, ou que você não consegue, o fazendo desistir de seu desenvolvimento pessoal e de seus planos.

Defina prioridades

Avaliar quais são as prioridades de sua vida, e se você sempre se coloca em segundo lugar, ou ainda diz que não tem tempo suficiente para se dedicar totalmente para concretizar sonhos, é essencial para quem deseja desenvolver disciplina.

E para que você mude esses tipos de pensamentos, uma boa opção é começar listando o que você anda colocando o seu foco ultimamente, e se suas ações estão de acordo com o que você deseja alcançar, se não, reavalie suas prioridades, reestabeleça planos, e se coloque em primeiro lugar para realmente cumprir os seus projetos.

Dê o primeiro passo

No início, você realmente terá que fazer um esforço para ter disciplina e estabelecer uma rotina. Inclusive para muitos essa é uma das etapas mais difíceis.

Mas com o passar do tempo, você irá verificar os resultados benefícios obtidos através de sua nova conduta disciplinada, e então criará um desejo automático de continuar todo o esforço.

E mesmo que em algum momento do processo você se sinta incapaz, você se sentirá motivado a seguir em frente. Afinal dar o primeiro passo é o mais importante, mas se manter firme durante a caminhada, será o diferencial entre realizar a visão idealizada, ou ser somente mais um plano.

Não se sabote

É necessário identificar os pontos fracos da personalidade de cada um, inclusive as crenças limitantes, e aqueles comportamentos que já viraram hábito e que nos sabotam para que não alcancemos o nosso melhor desempenho.

Então analise, e identifique quais são os seus sentimentos e pensamentos sabotadores, e não deixe que eles te controlem, os exclua definitivamente de sua vida.

Para se alcançar aquilo que sempre se desejou é preciso ter a disciplina necessária para manter sempre o foco em onde se quer chegar, para não ficar perdido pelo caminho, e assim eliminar o desperdício de nosso precioso tempo com algo improdutivo.

Então concentre seu tempo e sua energia em ações que valham a pena, e tenha inteligência ao lidar com suas emoções. E lembre-se que, desenvolver disciplina é assumir um compromisso com o seu sucesso.