O poder de controlar nossas emoções está ligado ao autoconhecimento. E isso faz muita diferença no relacionamento interpessoal.

Pessoas com autocontrole são, em geral, mais bem-sucedidas no trabalho e mantêm relacionamentos interpessoais estáveis. É o que comprovam estudos do psicólogo social Roy Baumeister. Ele reconhece que, apesar da autonomia emocional ser tão importante para o convívio, durante muito tempo seus fundamentos neurobiológicos foram ignorados.

Na nossa sociedade atual, é comum vermos pessoas que não possuem controle sobre o que sentem, pensam ou fazem. O resultado disso são ações impulsivas ou instintivas, que geram vícios e problemas no relacionamento interpessoal.

Pessoas que não possuem autocontrole, têm o hábito de culpar os outros pelos próprios erros. Este é um fator que anula seu crescimento pessoal.

Se você quer ter autocontrole,  conheça e respeite seus limites. É nas áreas que mais nos controlamos que temos mais facilidade de suportar possíveis tentações. Reconheça quando seus níveis de autocontrole estiverem baixos, e procure encontrar um caminho alternativo para evitar os impulsos e vontades que não devem ser correspondidos.

É crucial lutar contra as tentações em sua mente, para que elas não se desenvolvam em futuras ações. É também  fundamental assumir o controle dos seus atos, independente deles gerarem resultados positivos ou negativos. Você vai notar que quando tomar o controle daquilo que fizer, e não culpar mais os outros pelos seus erros, irá começar a ver suas falhas como aprendizado para superar as próximas dificuldades.

Isso ajudará no seu crescimento pessoal. Uma vez que você reconhece que tomou um caminho errado, e sabe como contornar essa decisão, você caminhará rumo ao crescimento. É como viajar de carro por uma estrada desconhecida e, em um determinado momento, entrar num caminho errado e culpar o GPS, sendo que você é o motorista. Foi você quem escolheu guiar o carro até ali!

Pessoas de sucesso, ao entrarem no caminho errado, lembram-se de que já fizeram isso outras vezes, assumem o erro, dão meia volta e retomam o caminho certo.

Assumir o controle das ações é essencial para qualquer pessoa. Comece hoje a controlar suas atitudes e pensamentos. Molde sua mente para o sucesso. Assuma seus erros e conduza a sua vida. Você é quem faz seu sucesso!

Autor: Rui Mesquita