A alta performance de determinado profissional  pode surgir quando ele encontra-se em um momento de motivação, ou até mesmo quando há qualidade suficiente para realizar as funções, além de ter prazer em desempenhá-las com qualidade, excelência e permite se dedicar mais que outro funcionário da empresa.

Justamente por isso que é necessário manter os gestores atentos quanto a esses profissionais, e continuar mantendo-os sempre motivados a realizar o seu trabalho. Já para aquelas empresas que estão em constante busca por profissionais de alta performance é necessário encontrar uma pessoa que seja fácil de se relacionar e que tenha capacidade de aprender novas tarefas de maneira rápida e com qualidade. As atitudes de um profissional já demonstra a sua capacidade.

É importante o gestor da empresa saber como lidar com esse tipo de funcionário ou equipe de alta performance, principalmente diante de outros funcionários ou equipes que entendam a prioridade que a empresa atribui a eles. Alguns especialistas informam a necessidade de tratar todos da mesma forma, indagando que a empresa qualifica todos como grandes talentos. Mas outros informam a necessidade em mostrar a equipe específica o porquê da sua importância.

Cabe ao gestor determinar qual tratamento será o mais indicado, mas é preciso saber que ocorre a necessidade de manter a equipe em constante motivação e também investir em possíveis treinamentos ou aprimoramento de habilidades que cada profissional pode ter. A alta performance dos funcionários requer investimento por parte do gestor para continuar obtendo resultados bons, principalmente nas áreas de vendas ou atendimento de uma organização.

Essas duas áreas possuem grande importância para qualquer empresa. A começar pela área de atendimento onde todo e qualquer cliente ou fornecedor precisa entrar em contato para saber informações relevantes. Depois a área de vendas que representa todo o ganho financeiro de uma organização que garante o seu crescimento. Investir nessas duas áreas é uma boa opção, principalmente para garantir a alta performance de cada profissional desses setores.

A liderança na criação de profissionais de Alta Performance

Se imagine em uma empresa com um dos melhores chefes que já teve em toda a sua carreira como profissional. Esse chefe é visto como um líder por todos, devido a sua postura diante de seus funcionários, e não como um carrasco que obriga a todos obterem resultados sem o mínimo de diálogo. Ele aposta em treinamentos distintos e no aperfeiçoamento de habilidades de cada profissional e ainda permite conversar diretamente com eles.

Pode parecer um pouco de exagero, mas quando a relação de chefe/gestor com um funcionário supera a hierarquia dos cargos, os funcionários tendem a trabalhar com prazer e a sua performance pode aumentar de maneira considerável. Adotar a postura de líder permite que os seus funcionários o tenham como um exemplo a ser seguido e não como um chefe carrasco que exige trabalho árduo a todo momento e que nunca conversou com seus funcionários.

Portanto a atitude de um chefe/gestor pode ser responsável por criar bons profissionais que tenham uma alta performance. O estímulo, a conversa e o investimento feito em sua equipe permite ajudá-los a se manter motivados e, consequentemente, passa a criar bons funcionários que realizam suas funções com alta performance e qualidade. Investir na sua qualificação ou bonificação não é tudo, por isso é preciso manter um diálogo saudável de chefe e funcionário.

Alta Performance no Setor de Vendas

O setor de vendas de determinada empresa possui grande importância devido a construção e crescimento que ocorre na receita da organização. Por meio dos profissionais responsáveis pelo setor, é possível manter um desafio interessante entre a equipe e conseguir proporcionar bons resultados a empresa. Dentro do setor de vendas ocorre a necessidade de monitorar tudo o que ocorre e implantar ações que exigem persistência e muito esforço da equipe.

A alta performance de cada funcionário responsável pela área de vendas de uma empresa é extremamente importante, pois ela será sentida diretamente nos resultados que a organização irá obter no final do mês. Esse tipo de atitude deveria ser algo rotineiro em cada funcionário, mas depende muito da sua motivação e como o setor funciona como um todo. Neste momento ocorre a necessidade de se ter um líder na gerência do setor.

Esse líder possui uma grande importância diante de todos funcionários do setor, pois cabe a ele adotar uma postura que motive diariamente a sua equipe. A venda de alta performance não ocorre apenas individualmente. Pelo contrário, é preciso acontecer uma integração entre toda a equipe para que as metas e todos os objetivos sejam atendimentos. Nesse setor existe muita pressão e competitividade, por isso existe a necessidade de se ter um líder.

Esse gestor (ou líder) poderá controlar as ansiedades ou qualquer sentimento de pressão que cada funcionário sentir ao longo do dia. O líder é aquele que incentiva a sua equipe e a coloca para cima, sem a necessidade de pressioná-los ou demonstrar a sua superioridade diante dos outros funcionários. O interessante é que a alta performance de cada funcionário surja quando ele encontra-se motivado e concentrado com o tipo de trabalho que realiza.

Portanto, a alta performance de um funcionário ou equipe do setor de vendas pode surgir de maneira natural ou por meio de incentivos e programas que visam o crescimento de habilidades ou talentos de cada funcionário. Contar com este tipo de incentivo pode ser algo lucrativo para a empresa, pois através disso seu funcionário ou equipe terá mais conhecimento e motivação para conseguir ter acesso a bons resultados e promover um trabalho de alta performance.

Alta Performance no Setor de Atendimento

Quem nunca ligou em uma empresa e se deparou com um atendimento tão eficaz que se sentiu satisfeito ao ponto de elogiar o funcionário? Se a sua resposta for negativa é preciso conhecer formas de alta performance do atendimento de uma organização. Nos dias atuais há uma vasta linha de treinamentos que permitem criar habilidades em funcionários deste setor, com o objetivo de promover um atendimento mais eficaz e de qualidade.

A importância do setor de atendimento é muito grande, principalmente quando se cogita a possibilidade de conseguir aumentar a sua linha de clientes ou de fornecedores por conta da simpatia de um funcionário específico ou da sua equipe completa. De certo modo, quando você entra em contato com uma empresa você espera ser bem atendido, e o fato de poder contar com uma equipe de qualidade permite que esse setor realize feitos interessantes.

Muitos especialistas garantem que a qualidade do atendimento pode representar diretamente na permanência da empresa no mercado. Isso ocorre pelo fato de que o funcionário do setor de atendimento é o profissional que terá um primeiro contato com o cliente e, dependendo da forma como atende, ele pode garantir uma boa venda ou até mesmo a desistência do cliente perante os serviços ou produtos que a organização passa a oferecer.

Há alguns relatos que podem colaborar com um bom treinamento de funcionários do setor de atendimento de uma empresa. Os profissionais afirmam que há certas atitudes que colaboram para criar uma alta performance. Um exemplo é evitar prometer o que você não pode cumprir. O cliente acredita na sua afirmação e exige que você seja leal com ele. Prometer algo e não cumprir pode representar algo extremamente negativo para a imagem da empresa.

Falando em imagem o atendimento da empresa pode estar muito relacionado a sua imagem. Se os funcionários que realizam o atendimento de diferentes pessoas não são capacitados, a sua imagem tende a cair e prejudicar as suas vendas. Ou seja, investir em um bom atendimento permite obter resultados bons perante a sua popularidade no mercado, além de proporcionar boas vendas para o setor que passa a ser responsável.

Rui Mesquita