Será que você está seguindo os passos para ser um bom líder? Ou está sendo apenas um chefe? São muitas as diferenças entre chefia e liderança. O chefe, temido pelos funcionários, em geral isenta-se da responsabilidade quando algo não dá certo, colocando a culpa na equipe. Já quando um objetivo é alcançado, toma o mérito para si. Já o líder costuma dividir as responsabilidades, identificando as habilidades e dificuldades do time para encontrar o melhor caminho. Liderança se aprende no dia a dia, acertando e, às vezes, errando também. Contudo, além de fazer parte do processo de aprendizado, seus erros lhe permitirão demonstrar sua humanidade e humildade, aproximando-o de sua equipe e consolidando ainda mais a sua liderança.

Lidere pelo exemplo, deixe que suas atitudes falem mais alto que suas palavras. A história do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona em liderança. Por isso, em termos de comportamento e atitude, não exija das pessoas aquilo que você mesmo não faz.

Construa o alicerce, liderança é relacionamento. E sem que haja transparência e confiança, ela fica comprometida, já que normalmente as pessoas não se relacionam bem com aqueles em quem não confiam.

Pratique a humildade, tendo coragem para reconhecer seus erros, fracassos e pontos fracos, fazendo com que os outros se disponham a ajudá-lo. Ao ser capaz de pedir desculpas, o líder transmite a mensagem de que a busca pela ação correta é uma prática natural, comum e constante.

Sempre haverá pessoas que discordam do seu estilo de liderança ou das coisas que você faz. Tente entender os seus pontos de vista, trabalhando no sentido de identificar os elementos positivos, aquilo que pode ajudar a melhorar você e sua liderança.

Seja um coach, o bom líder cria planos de desenvolvimento, desafia os liderados, exige o melhor, ajusta a rota e dá feedbacks construtivos e constantes, para que, em algum momento, o resultado seja obtido.

Forme novos líderes. Uma liderança sem reprodução é uma liderança sem propósito e sem futuro e que apenas gera equipes dependentes e fracas, comprometendo o próprio trabalho e a continuidade da organização.

Rui Mesquita

#IMC #liderança #líderouchefe #potencializandoresultados #construindosonhos #coaching #treinamentos