Muito se fala sobre viver o presente e se preparar para o futuro. Entretanto, poucas são as pessoas que tomam medidas positivas para construir uma jornada promissora. Um dos grandes motivos para os resultados não muito satisfatórios reside em um fato simples: a pessoa ainda não entendeu a influência que o seu passado tem em sua atual situação e muito menos conseguiu se desligar dele.

A grande diferença entre quem consegue seguir adiante e quem não é, evidentemente, a maneira como o passado é encarado. Por um lado temos aqueles que aceitam o que fizeram (o passado), mas não permitem que isso influencie seu presente e seu futuro. Mas do outro, temos aquelas pessoas que não aceitam e permanecem em um ciclo de reviver o que nem sequer existe mais.

O hoje é o reflexo do que foi o ontem. O amanhã será reflexo do hoje. Ao repetir as mesmas vivências nada mudará. As mudanças e novas atitudes também envolvem aspectos emocionais e mais profundos. Entretanto, algo muito importante, é que todos nós somos capazes de nos realizarmos, somos os sócios majoritários da nossa vida, somos responsáveis pelo que somos. Ou seja, não temos o poder sobre tudo, mas sobre aquilo que temos, podemos agir.

Há várias maneiras de começar a mudar a sua situação atual e vislumbrar um futuro mais promissor. Veja como começar com as dicas a seguir:

Usando o passado a nosso favor

Em linhas gerais, há apenas duas maneiras de você lidar com seu passado. A primeira delas é aprender com ele e ‘vida que segue’, ou conviver remoendo o que ocorreu até o fim de sua existência. Aprender com o passado exige força de vontade, disciplina e coragem, até porque será necessário aceitar e compreender o fato de que determinadas coisas não saíram como deveriam.

Ao enfrentar o passado será mais fácil entender que a vida não é uma linha reta. É uma estrada com descidas, muitas subidas e mais curvas do que queremos. A questão é que confrontar o passado e se desligar dele para viver o presente pode ser um pouco doloroso (mas é necessário), por isso é mais fácil encontrarmos pessoas que acharam uma forma cômoda e de viver com ele (e não superá-lo). Como resultado, temos vidas inertes e travadas.

Defina seus objetivos

Ao superar o passado para viver o presente, com o desejo de se preparar para o futuro, será preciso ter objetivos. Afinal, quando sabemos o que queremos fica mais fácil encontrar os caminhos para se chegar àquele final. Ao definir objetivos para sua vida a pessoa deve procurar contemplar todos os âmbitos (profissional e pessoal).

Além disso, é importante criar metas reais para que seja possível alcançar o que se deseja. Nesse sentido, o mais importante é que você reflita e analise as ferramentas e ações que estão ao seu alcance e depois comece a trabalhar a partir delas. Aliás, sempre que atingir uma meta, estipule outra. A vida é feita de conquistas, grandes ou pequenas, mas conquistas.

Saiba onde você está

Se você não sabe onde está, dificilmente conseguirá saber qual o melhor caminho para chegar onde pretende. Por isso, analise sua atual condição. Onde você está com sua vida pessoal ou profissional? Quais são os pontos positivos e negativos de sua atual situação? Ter percepção sobre esses aspectos ajudará você a identificar possíveis ameaças e saber onde estão as oportunidades. Ou seja, que coisas estão colocando o seu presente e futuro em risco e quais estão ajudando.

Liste todos os seus sonhos

Você já parou para pensar quais são seus sonhos e expectativas para o futuro? Provavelmente sim. Agora, liste todos eles. Procure definir o que será necessário para a concretização de cada um. E o mais importante: não fique preso à sua realidade no presente. No início, falamos da importância de se desligar do passado. Pois bem, o seu ‘hoje’ será passado amanhã.

Se dê o direito de sonhar alto e sem limites. Pense sua vida do jeito que você quer. Lembre-se que o primeiro passo para a concretização de qualquer coisa é o pensamento. Ele não tem limites, então, por que você deveria ter?

Motive-se

Não importa se o que você quer trabalhar para viver melhor o seu presente e construir o seu futuro de forma mais sólida seja pessoal, profissional, grande ou muito pequeno. O fato é que para qualquer ação ser persistente você precisará de motivação.

Ao se motivar (com pequenas vitórias, acertos, decisões, resultados positivos) você conseguirá realizar as coisas com mais entusiasmo e ânimo. Por isso, procure saber o que te motiva e estruture todos os seus planos em volta disso.

Procure saber o que está funcionando

Saber analisar com cuidado a nossa vida é essencial para que nossas decisões sejam as melhores possíveis. Por exemplo, o que você está fazendo agora está te aproximando ou distanciando de seus sonhos?

Procure sempre se policiar para saber que atitudes estão contribuindo para um futuro promissor e quais o estão colocando em risco. Ao fazer isso, você poderá identificar com mais exatidão o que está certo, o que pode ser melhorado e ainda, o que deve ser deixado de lado.

Avalie-se

Todos nós possuímos habilidades e competências que foram adquiridas ao longo de nossa existência. Sejam elas pessoais ou profissionais, sempre devem ser consideradas na hora de planejarmos as coisas. Por exemplo, quais são suas características que o fazem crescer? Quais são seus valores? Ou ainda, quais são os seus limites? Tenha as respostas para estas perguntas sempre em mente na hora de tomar uma decisão. Sendo sincero sobre esses pontos dificilmente se decepcionará consigo no futuro. Afinal, você agiu com base em algo e não por impulso.

Tenha disciplina

A perfeição só chega com a prática não mesmo? Mas, alguém consegue praticar sem ter disciplina? Pode ser até possível, mas não terá resultados satisfatórios. Por exemplo, imagine dois atletas, um treina 8 horas por dia enquanto o outro, quando quer. De fato, os dois estão treinando, mas qual deles você acha que tem mais probabilidade de ser campeão?

Pois bem, na vida também é assim. Se você não tiver disciplina, nada do que falamos até aqui terá sentido. Aliás, pode ser complicado no início, afinal, são hábitos novos. Mas é perfeitamente possível. Basta ter força de vontade para começar a viver o presente e se preparar para o futuro.

Rui Mesquita