Nosso tempo é precioso, disso ninguém discorda. Mas saber utilizar esse tempo de forma produtiva, é um desafio pra muita gente.

Há inúmeras pessoas que confundem produtividade e agilidade, e acabam querendo fazer tudo ao mesmo tempo, gerando assim, cansaço e stress ao final do dia.  Esse habito de querer fazer várias coisas ao mesmo tempo, acaba fazendo com que as pessoas fiquem com tempo mais escasso ainda, mas será que foi o tempo que encolheu ou foram as tarefas do dia a dia que aumentaram?

Nem uma coisa nem outra, é você que precisa adotar uma rotina mais sistemática para saber aproveitar seu tempo de forma mais eficiente, fazendo com que se torne mais produtivo nas suas tarefas do dia a dia. Mas isto só será possível, através de planejamento, disciplina e organização.

Veja algumas dicas que podem mudar o círculo vicioso de seu dia a dia, que por ser muito corrido, pode acarretar em horas de vida perdida e gerar muito stress, além de sérias doenças.

Defina horários: Ser sistemático na hora de cumprir os horários estipulados para suas atividades é um habito que vai aumentar, e muito, sua produtividade. Procure definir seus horários para cada tarefa do dia. Cumpra de forma disciplinar esses horários, procurando se organizar para cumpri-los.

Tenha disciplina: A falta de tempo para realizar as tarefas geralmente ocorre, porque as pessoas não tem o hábito de se disciplinar para organizar seu tempo. Isso acaba fazendo com que você perca mais tempo do que deveria durante o dia, causando a sensação que seu tempo não será suficiente para realizar as atividades necessárias do seu dia a dia.

A disciplina é uma solução indispensável na sua rotina. Agende o que você irá fazer durante seu dia e siga rigorosamente esse planejamento. Se você tem uma determinada atividade duas vezes por semana, por exemplo, defina o dia e a hora que essa atividade terá que ser realizada, e torne isso algo comprometedor. Jamais deixe de fazer essa tarefa. Procure planejar antes, para que nada dê errado.

Organize-se para aproveitar mais seu tempo: Geralmente, um dos grandes problemas em seguir regras de disciplina e organização, é na execução das tarefas de casa. Você precisa fazer supermercado, arrumar a casa, cuidar dos filhos etc., isso acaba tomando muito do seu tempo, e gerando muito stress. Se caso estas tarefas, não contarem com planejamento, disciplina e organização, você terá que a partir de agora mudar esse hábito, isso vale para estudos, trabalhos e qualquer outro tipo de tarefa que você julgar necessária.

As dicas são para que você se organize ao máximo, para não perder seu precioso tempo. Por exemplo, uma das tarefas que mais tomam nosso tempo é na hora de fazer supermercado. Portanto, não deixe para ir em qualquer horário, procure ir num horário onde você sabe que tem menos gente fazendo compras, e que você não irá precisar ficar horas na fila esperando ser atendido.

A mesma coisa se aplica na hora de arrumar a casa. A dica é que você não deixe a casa totalmente bagunçada para arrumar de uma só vez. Se organize, faça o mínimo que puder de bagunça para não ter que perder tempo demais organizando novamente.

Estas dicas se aplicam para tudo na sua vida, sem organização, planejamento e disciplina, dificilmente, você conseguirá administrar seu tempo para o que julgar mais importante e prioritário na sua vida.

Rui Mesquita