Podemos citar dezenas de tipos de liderança, sabemos que opções não faltam, porém neste artigo falarei das mais usadas e com maior relevância. Entre elas a Autocrática, Democrática, Liberal, Situacional e Servidora. De forma breve vou descrever cada uma delas.
Autocrática é aquela liderança centralizada, aonde existe uma figura chefe, que decide tudo, todos precisam o consultar para aprovar, este estilo de liderança tem como foco “a tarefa”.
A Democrática é um estilo de liderança mais participativa, as ideias dos guiados são valorizadas, busca sempre integrar os liderados para que eles opinem; o processo de tomada de decisão ainda é centralizado no líder, mas a construção do processo tem participação de todos, neste estilo de liderança o foco é a tarefa e resultado.
O estilo de Liderança Liberal, como o próprio nome diz é constituído com liberdade, não existe supervisão direta, e o todos tem poder de decisão, neste estilo de liderança o foco é no resultado, a única forma de medir o desempenho da equipe é através dos resultados; liderança com essa configuração exige uma equipe com maturidade.
A liderança Servidora é pautada no respeito, o lideres que utilizam essa liderança acredita que para alcançá-la, deve primeiro obter o respeito de seus liderados, então não usam do seu poder de cargo para liderar.
A Situacional é uma liderança humanizada, esse estilo entende que as pessoas são diferentes, e deve utilizar método diferente; essa liderança busca adequar às pessoas, conforme seus valores, personalidade, perfil comportamental, ou seja, busca entender a individualidade das pessoas e respeitar, e claro direcionar para maior e melhor produtividade.
Para que você se torne um grande líder, precisa entender de pessoas, pois os tempos são outros. A motivação é diferente, os objetivos já não os mesmos, as pessoas são outras; nova geração requer novos conhecimentos. Atualmente mais do que nunca exige uma liderança humanizada, exige que você líder se torne um Líder Coach, capaz de entender perfil comportamental, personalidade, valores, sonhos, objetivos, filtros de comunicação, e mais um monte de técnicas; com todas essas ferramentas conseguirá motivar, engajar sua equipe e aumentar sua produtividade. Tudo isso e muito mais você irá aprender no curso Líder Coach. Aproveite agora, entre em contato conosco.